sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Serra Talhada: Duque e Sebastião aparecem empatados




Segundo maior colégio eleitoral do Sertão, com 56 mil eleitores, Serra Talhada, a 415 km do Recife, é cenário de uma das eleições mais disputadas e acirradas do Estado. Pesquisa do Instituto Opinião, contratada com exclusividade por este blog, revelou um empate técnico entre o candidato do PT, Luciano Duque, que aparece com 42,8% e o candidato do PR, Sebastião Oliveira, que tem 41,1%. Indecisos somam 13,8% e apenas 2,3% disseram que irão anular o voto.

Duque, que é apoiado pelo prefeito Carlos Evandro (PR), hoje dissidente do grupo de Inocêncio Oliveira, aparece dois pontos à frente de Sebastião, o candidato de Inocêncio – na sondagem espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar do nome da sua preferência sem o auxílio da cartela contendo as opções de candidaturas - 35% contra 33%.

A pesquisa foi a campo nos últimos dias 13 e 14 deste mês, abrangendo um universo de 400 eleitores nas seguintes localidades: bairros: AABB, Bom Jesus, Cachoeira, CAGEP, Caxixola, Centro, COHAB, IPSEP, Malhadinha, Mutirão, Nossa Senhora da Conceição e São Cristóvão, São Sebastião, Várzea e Vila Bela.

E com os moradores da zona rural nas localidades de Água Branca, Caiçarinha da Penha, Distrito de Bernardo Vieira, Distrito de Santa Rita, Distrito Tauapiranga, Logradouro e Varzinha.

A metodologia adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A margem de erro é de 4,9 pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-00066/2012.

Duque tem seus maiores índices entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (50%), entre os que têm grau de instrução até a 4ª série (48%) e entre os que têm renda familiar até um salário (43,7%). Por sexo, tem a preferência de 43,3% entre as mulheres e 42,2% entre os homens.

Suas menores taxas se situam entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (35,8%), entre os que têm nível superior (38,1%) e entre os que têm renda acima de cinco salários mínimos (39,6%).

Já Sebastião Oliveira pontua melhor entre os eleitores jovens (54%), entre os que têm grau de instrução da 5ª a 8ª séries (48,2%) e entre os que têm renda familiar entre três a cinco salários (44%). Por sexo, o republicano detém uma preferência maior entre os homens (45,9%) contra 37,3% das mulheres.

As menores taxas de aceitação, por sua vez, se concentram entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (32%), entre os eleitores com grau de instrução até a quarta série (35,7%) e entre os que têm renda familiar até um salário mínimo (40,2%).

Blog do Magno

Nenhum comentário: