HISTORICO DA BANDA MARCIAL
Projeto educacional e cultural com o objetivo de resgatar o Civismo e o Patriotismo dos alunos. A Banda Marcial da Escola Municipal Professora Judite Bezerra da Silva, localizada no distrito de Jabitacá – cidade de Iguaracy teve suas atividades iniciadas no dia 03 de Junho de 2011. Através de iniciativa da gestão (Janice Maria Nunes Torres, Margarida Maria Marques Martins e Ana Cristina Pires) e dos pais da escola, que iniciaram uma campanha para aquisição dos instrumentos entre si e com doações da comunidade, onde pais e pessoas ligados à escola participaram. A prefeitura Municipal forneceu o fardamento de gala.
Com maioria dos instrumentos adquiridos, o maestro Fausto Simões, iniciou as primeiras aulas (Teoria e Pratica Musical) com os alunos no dia 03 de junho, estas evoluíram para ensaios que aconteciam três vezes por semana nos dois primeiros meses. Durante 03 meses a banda mostrou bom desempenho das habilidades musicais que garantiu três belíssimas apresentações na semana da pátria deste ano.
E no dia 13 de novembro representou Iguaracy no IV Encontro de Bandas Marciais e Fanfarras da cidade de Arcoverde, organizado pelo Colégio Estadual Carlos Rios em parceria a Secretaria de Cultura do Estado, através da Gerência em Arcoverde, da Prefeitura Municipal e do SESC. Um espetáculo de ritmos e diversidade de repertórios musicais onde participaram Bandas Marciais e Fanfarras da zona metropolitana ate o sertão do estado, e também de estados vizinhos.
É formada por instrumentos de percussão e sopro contando assim com Bombos, pratos, liras, escaletas, sax, trompete, trombone, caixas, tarols, atabaques e surdos. Distribuídos entre alunos de 10 a 18 anos na tentativa de melhorar suas habilidades, tendo em vista que a Música desenvolve a coordenação motora, senso crítico e contribui para a formação da criança em si. Além de incluí-los em uma atividade extraclasse para melhor aproveitamento do seu tempo. Ao mesmo tempo incluímos o educando num espaço cultural trabalhando um repertorio que prioriza Baião, xote, frevo e ciranda, junto às tradicionais marchas e dobrados de uma banda marcial tradicional.
Dessa forma acreditamos estar garantindo que os nossos alunos estarão participando com amor de uma atividade que ira ocupar o seu tempo fora da sala de aula e inseri-lo no universo cultural através da educação Musical que acreditamos ser fundamental na construção do conhecimento humano.(Redação Fausto Simões)
Nenhum comentário:
Postar um comentário