quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ARTISTAS DA TERRA


TREPIDANTS


A Banda Trepidants foi formada em Recife, no dia 10 de Setembro de 1970 pelos irmãos Geraldo, Vicente, Ronald e Eraldo, filhos de Joaquim Vicente da Silva Sobrinho e de Erotides Marinho da Silva. Ela, nascida em Afogados da Ingazeira e ele, na Fazenda Passagem Funda em Iguaracy. Eles os filhos, nascidos entre Iguaracy e Afogados da Ingazeira. Danou-se, gerou a confusão!. Quando nasceram, Iguaracy era distrito de Afogados da Ingazeira, como explicar de onde são? Por isso se dizem ser Afoguarienses. Em .entrevistas a Rádios, Televisões, Jornais e Revistas pelo Brasil afora, perguntam onde eles nasceram, e respondem que são nascidos em Afogados da Ingazeira e Iguaracy e ainda acrescentam que são simplesmente sertanejos do Pajeú. Trepidants são herdeiros e teem propriedades em Iguaracy, Não se pode duvidar do amor que eles sentem pela nossa terra.

Em 1976, com a insistência de Geraldo, foram convidados pelo produtor musical Fernando Borges para gravar um tape com quatro músicas, mas todas as despesas das horas do stúdio, seriam por conta do conjunto, ele apenas mandaria o tape para a gravadora decidir se lançava o disco, podendo ser ou não aprovado o seu lançamento. Naquela época era muito difícil gravar um disco, era muito caro o aluguel do stúdio e nem todos tinham o direito de gravar. O cantor para entrar num stúdio de gravações, tinha que ser bom e saber realmente cantar. As dificuldades eram tantas, que em frente das gravadoras grandes filas se formavam com pessoas esperando por uma oportunidade. Imaginem! um conjunto de Recife, gravando em inglês, apelidados de matutos, de paus de arara, de cabeças chata etc... Enfrentaram o preconceito e gravaram pela primeira vez no stúdio Rozemblit de Recife. Muitas pessoas perguntavam: Porque gravar em inglês?. Naquela época as emissoras de rádios no Brasil, tocavam em suas programações 80% de músicas internacionais, ficando apenas 20% para a música popular brasileira, logicamente estaríam ganhando nas execuções. O Vicente já fazia um curso de inglês no "Maia English Course". Depois do grande sucesso alcançado, outros integrantes da banda, tiveram que seguir a mesma estrada e aprender inglês.

O tape foi enviado para a Gravadora Tapecar no Rio de Janeiro, e nada do disco chegar. O tempo passava e a gravadora Tapecar nada informava. Fernando Borges, produtor, era quem mais sofria, imaginem cinco homens todo dia e toda hora perguntando: Borges cadê o disco? por que não vem? eles aprovaram? fale a verdade! Finalmente numa manhã de sexta feira, foram chamados no escritório regional da Tapecar, porque acabava de chegar o tão esperado disco. O compacto duplo com quatro faixas. Imediatamente os integrantes do conjunto liderados por Geraldo, se reuniram com Fernando Borges (produtor) e Jaime Dunis (representante da Tapecar) para planejar a distribuição dos discos promocionais nas emissoras de rádios do Recife. A primeira emissora a receber o disco promocional teria que ser "A Rádio Tamandaré" porque se tocasse nessa rádio, o sucesso estava garantido, principalmente se fosse no programa "Vox Pópoli". ( Não existia rádio FM nessa época).

Todas as emissoras de rádio do Recife apoiaram os meninos Trepidants e o sucesso deste disco foi tão grande, que tiveram uma vendagem no seu lançamento de 180.000 cópias. A direção da Gravadora Tapecar ficou sem entender nada. Imediatamente mandaram para Recife o seu diretor artístico, Sr. Ari Perdigão para contratar o conjunto, porque lançaram esse compacto aleatoriamente e sem contrato.. Assim, foi feito um contrato por dois anos, para gravarem dois discos long plays e tudo ficou mais fácil. A gravadora Tapecar levou os rapazes para gravar no Rio de Janeiro nos stúdios Haway o seu primeiro disco long play. Partiram pra luta para divulgar esse novo trabalho e começaram trabalhando com a música "REMEMBER-ME". O sucesso foi tão grande que no espaço de sessenta dias, venderam aproximadamente 350.0000 cópias, ganhando disco de ouro e platina. Foi quando Assis Cavalcante que trabalhava na Rede Tupi de Televisão em São Paulo, falou com o produtor Sr. Magno Salermo (In Memoriam) o qual comandava a produção dos programas "Almoço com as Estrelas" e "Clube dos Artistas", programas de grande audiência e gerado para o Brasil inteiro. Ele foi diretamente ao Sr. Airton Rodrigues (In Memoriam) e Sra. Lolita Rodrigues, apresentadores dos referidos programas os quais mostraram a capa do disco no programa e uma semana depois lá estava Trepidants, se apresentando ao vivo nestes programas para todo o Brasil. Hoje a Banda Trepidants com mais de 15 discos gravados, reafirmam o grande sucesso com o lançamento de um DVD gravado no clube Português do Recife. (Fonte: Site da Banda - www.trepidants.com)

Um comentário:

Unknown disse...

Tudo verdade eu vi de perto
E conheci Fernando Borges