segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mulheres pernambucanas na 3ª Conferência Nacional


mulherO estado de Pernambuco será representado por 101 delegadas durante a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, de 12 a 15 de dezembro, em Brasília (DF). A Secretária Estadual da Mulher Cristina Buarque é uma das representantes da Comissão Organizadora, que está sob a coordenação da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). Mais de 3 mil mulheres de todo o país participam da abertura, nesta segunda (12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença da presidenta da República Dilma Rousseff, a ex-presidenta do Chile e diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet e a ministra Iriny Lopes.

A delegação de Pernambuco será composta de 61 delegadas representantes da Sociedade Civil, 10 do Governo Estadual e 30 do Governo Municipal. Ao todo, levarão mais de 20 propostas elaboradas por mulheres de 184 municípios pernambucanos. Entre as propostas dos municípios pernambucanos está a questão da transferência de recursos para se trabalhar políticas públicas para as mulheres e a criação de um sistema nacional específico para coleta de dados nos casos de violência contra a mulher, para subsidiar a elaboração de programas de apoio às vítimas. De acordo com a gerente de Fortalecimento Sociopolítico da Secretaria Estadual da Mulher, Fábia Lopes, o resultado da Conferência Nacional será registrado em Anais, que serão divulgados para todas as mulheres pernambucanas.

Também será debatida a construção da autonomia econômica e social das mulheres, fundamental para alcançar a igualdade entre os sexos. Ao final da conferência, a SPM/PR espera definir prioridades dentro do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, elaborado em 2007. O Plano é resultado da mobilização realizada na I e II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e está organizado em 11 eixos, que representam temas prioritários e áreas de preocupação, levantados por representantes de organizações de mulheres e feministas de todo o País. Para cada eixo há objetivos e metas que se concretizam em 388 ações propostas.

A 3ª Conferência Nacional vai consolidar as propostas elaboradas nas conferências municipais e estaduais, que começaram em 1º de julho, e definir a responsabilidade do governo federal frente às demandas apresentadas pelos municípios. Cerca de 200 mil mulheres de todo o País estão envolvidas na mobilização que passou por cerca de 2 mil municípios brasileiros.

Nenhum comentário: